Texto: Sobre História, ensinar e aprender

13:46:00



Se você não é professorx, você talvez não saiba, mas em qualquer escola, a sala dos professores é muito semelhante ao pátio, onde os estudantes "brincam"**. Lá os professores se xingam, brigam, se solidarizam, combinam aniversários surpresa, fazem cota pra comprar tapioca (ou outro prato regional de preferência), combinam paralisação das atividades, levam puxão de orelha de gestão. Ouvem música, contam piadas, preparam aulas e corrigem provas, trabalhos, exercícios, redações, relatórios...


Não me imagino fazendo muita coisa que não seja lecionando. Gosto da sala de aula, gosto da escola e de tudo que tem nela. Acho que combina com a minha personalidade, sei lá. Vou aprendendo a ser professora todos os dias, em sala de aula. Vou aprendendo a ser professora de História todos os momentos. Não é nenhuma moleza ser de humanas quanto estão lhe fazendo acreditar.


As aulas no meu Estado estão paralisadas. Esperamos a negociação com o governador sobre o nosso reajuste salarial e melhoria nas estruturas das instituições entre outras 20 pautas. Em casa, na rua, nas assembleias nesse último mês eu aprendi mais coisas que nos últimos 6 anos em que ensino. Aprendi vivendo e refletindo sobre vivências que na hora, nem considerei tão importantes.

Eu não sei se serei professora pra sempre, não sei nem se meu nome continuará sendo Ítala, o que eu sei por hora, é que é preciso muito esforço e dedicação pra lecionar. Longe da baboseira da vocação, mas da seriedade de ser o melhor profissional que você possa ser, não importa a função que exerça.



**meus alunos são adolescentes, eles não brincam no intervalo, mas deu pra entender


You Might Also Like

1 comentários

  1. Nossa!
    Minha melhor matéria sempre foi história.
    Parabéns.

    Fico feliz de saber que gosta de lecionar, apesar de tantos problemas que temos nesse Governo.

    Beijos, Mari
    http://maricotacaradericota.com/

    ResponderExcluir

Gostou? odiou? duvidas? Comenta ai!!!

.